No dia 16 de junho, os estudantes da 1ª fase do curso de Nutrição do UNICESUSC participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jurerê Internacional. A atividade faz parte da disciplina de Parasitologia e Saneamento, ministrada pela professora Fabiane Lima.
Durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer de perto o funcionamento dos sistemas de tratamento operados pela empresa Habitasul, compreendendo as etapas envolvidas no abastecimento de água e no tratamento de esgoto da região. A experiência possibilitou observar, na prática, conceitos trabalhados em sala de aula e entender a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população.
A atividade também contribuiu para ampliar a compreensão dos estudantes sobre a relação entre saneamento e saúde pública. Ao longo da disciplina, os acadêmicos estudam diferentes parasitoses e formas de transmissão, sendo o acesso à água tratada e ao adequado tratamento de esgoto uma das principais estratégias de prevenção e controle dessas doenças.
Além de fortalecer a aprendizagem por meio da vivência prática, a visita permitiu aos futuros nutricionistas refletirem sobre os fatores ambientais que influenciam a saúde humana e a segurança sanitária. A iniciativa reforça a importância da integração entre teoria e prática na formação acadêmica, proporcionando uma visão mais ampla sobre os determinantes que impactam a saúde coletiva.
Se você tem interesse pela área de Nutrição, a hora é agora! As matrículas para o próximo semestre estão abertas, garanta agora mesmo a sua vaga.
Mais sobre o curso de Nutrição:
>Estudantes de Nutrição participam de oficina de Parasitologia
>Curso de Nutrição participa de visita técnica à fábrica de alimentos naturais

