Comissão Própria de
Avaliação (CPA)

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional, sendo um instrumento essencial para o planejamento educacional do UNICESUSC e para a promoção de melhorias contínuas na qualidade do nosso ensino e do atendimento às pessoas

– Os principais objetivos da CPA são: promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional; identificar áreas e setores problemáticos, limitados ou carentes de investimento, que requerem melhorias; bem como apontar as potencialidades do UNICESUSC em suas políticas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), políticas de gestão e infraestrutura.

– Entre as principais atribuições da CPA estão: conduzir os processos de avaliação interna da instituição, tabular e divulgar os resultados obtidos, além de elaborar relatórios para consulta da comunidade acadêmica e externa

– A CPA é formada por um grupo de pessoas que representam a comunidade acadêmica, abrangendo o corpo técnico-administrativo, o corpo docente, o corpo discente e o corpo de tutores, além de um representante da sociedade civil.

Você sabia?

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Planejamento Metas 2025

Disseminar semestralmente as atividades e ações da CPA através de capacitações com Direção, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos -administrativos;
Atualizar o site do Centro Universitário referente às informações da CPA;
Ampliar o percentual de respondentes, no processo de Avaliação Interna em todos os Cenários;

Membros da Comissão

SÉRGIO MURILO SCHÜTZ

Presidente da Comissão

ROBERTO FABIANO FERNANDES

Corpo Docente

RODRIGO SCHMIDT SURJUS

Corpo de Tutores

VICTOR SILVEIRA MACHADO

Corpo Técnico-Administrativo

CRISTIANE ROSSATO

Corpo Discente

SANDRA VILELA

Pres. Comissão de Direito Digital da OAB/SC e Membro Comunidade Externa

Plano de Avaliação

Os instrumentos de Autoavaliação têm por finalidade verificar, por meio de seus 5 (cinco) Eixos Estruturantes, as dimensões, as categorias e os indicadores presentes no Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade (PAIF), que são eles: Planejamento e Avaliação; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura

As orientações e os instrumentos propostos na Autoavaliação fundamentam-se na legislação educacional vigente (Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES) e reforçam o compromisso da Faculdade Cesusc com a qualidade de todos os serviços que oferece para a sociedade.

Para atingir os cinco Eixos Estruturantes da Autoavaliação a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem realizado avaliações semestrais e anuais com a comunidade acadêmica.

Confira abaixo os processos de coletas de dados das Avaliações Institucionais.

A Instituição mantém o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) que promove atendimento aos alunos, professores e colaboradores que necessitam de ajuda psicológica e pedagógica, orientando no processo ensino-aprendizagem.

O Núcleo também atua por meio de projetos, como Nivelamento em Língua Portuguesa, Aperfeiçoamento Pedagógico para Docentes, Cinema Interdisciplinar e outros programas que contribuem com o ensino oferecido na Instituição.

Para entrar em contato, basta enviar e-mail para [email protected] ou pelo telefone (48) 3239-2626.

A Instituição presta serviços de atendimento psicológico gratuito por meio do Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (Cepsi), que foi instituído com o objetivo de uma formação voltada para a cidadania e para ética por meio dos serviços prestados à comunidade.

Para mais informações sobre os serviços e atendimento gratuito, basta enviar e-mail para [email protected] ou pelo telefone (48) 3239-2663, WhatsApp: (48) 99103-4758

O Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ) da Instituição destina-se à prestação de assistência jurídica gratuita à população carente. Sua atuação não fica restrita aos conflitos envolvendo o direito civil, já que a estrutura diferencia-se por comportar núcleos de atendimento especializado extensíveis às áreas de direito penal, trabalhista, previdenciário, administrativo e interesses difusos e coletivos.

Seu relevante papel social, com efeito, é inquestionável, porém ganha ainda mais destaque por se tratar do único escritório modelo com desempenho efetivo em determinadas áreas jurídicas, como ocorre em relação às demandas coletivas. Além de desempenhar relevante papel social, o ESAJ proporciona aos acadêmicos a possibilidade de vivenciar a prática jurídica, mediante atuação em situações reais, visando à solução de conflitos, nos moldes de um verdadeiro escritório de advocacia.

Para mais informações sobre os serviços e atendimento gratuito, basta enviar e-mail para [email protected] ou pelo telefone (48) 3239-2663, WhatsApp: (48) 99103-4758.

Áreas de Atuação
.: Direito Civil, Consumidor e Família;
.: Direito Administrativo e interesses coletivos;
.: Direito Penal, com ênfase em Execução Penal;
.: Direito do Trabalho;
.: Atendimento de pessoas vitimadas por atos de discriminação, especialmente racial;
.: Defesa do adolescente em conflito com a lei.

O UNICESUSC mantém o Programa ECOnsciência com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a questão ambiental e a implementação de ações práticas voltadas à sustentabilidade.

Com o projeto de Redução de Consumo de Água Potável implantado a Faculdade proporciona uma redução no consumo de água de 40% ao ano, antes da implementação do Projeto. Isso representa aproximadamente 1 milhão de litros de água potável que deixaram de ser desperdiçados.

Para alcançar esse objetivo, foram instalados redutores de vazão em todas as saídas de água e bloqueadores de ar na tubulação. Tais equipamentos não comprometeram a funcionalidade de torneiras, chuveiros, banheiros, entre outros.

Além da redução na emissão de efluentes, o menor fluxo de água potável faz com que as bombas de água fiquem ociosas por mais tempo, diminuindo também o consumo de energia no Campus.

Resultados da Avaliação

Confira abaixo as últimas avaliações realizadas:

A CPA tem adotado um processo de divulgação que consiste em 4 (quatro) momentos importantes, além da divulgação à comunidade acadêmica e externa do período de Avaliação Institucional:

Após a conclusão da coleta de dados das avaliações realizadas pelos discentes, docentes e técnico-administrativos, verifica-se a validade quantitativa das respostas e disponibiliza os seus resultados aos gestores, num período concomitante ao procedimento de análise dos resultados, a fim de possibilitar a participação dos mesmos no processo de análise parcial e de viabilizar medidas de resolução em tempo hábil;

Após a etapa de validação das respostas/resultados preliminares e da análise parcial, disponibiliza-se os resultados aos segmentos avaliados em tempo hábil para que os mesmos, particularmente o corpo docente, possam de posse dos resultados ter uma referência para buscar melhorias na sequência do desenvolvimento da dinâmica acadêmica;

Elaboração de relatório anual da Autoavaliação que consiste em analisar todos os resultados estabelecendo parâmetros de inter-relações entre os resultados obtidos pelos diversos segmentos da comunidade interna e externa envolvida no processo;

Tornar público à comunidade acadêmica uma síntese do relatório anual destacando os principais pontos positivos e aqueles aspectos que requerem ações de melhorias institucionais.

Participe da Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional 2025.1 para os Discentes, Docentes, Colaboradores e Egressos ocorrerá no final do semestre

PERÍODO DE AVALIAÇÃO

Prazo a ser definido

Blog / Sala de Imprensa

 

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.


Carga Horária: 80