Você já parou para pensar como a saúde mental se conecta com política e poder?
No dia 25 de junho, às 18h, na Biblioteca do UNICESUSC, acontece o lançamento do livro “Loucos, dementes, pacientes. Psiquiatria e gestão da loucura em Cuba”, do professor Javier Marzal, professor da Graduação em Psicologia e coordenador da Pós em Psicanálise e Saúde Mental.
No início de janeiro de 2010, vários pacientes faleceram no Hospital Psiquiátrico de Havana. A notícia abalou Cuba, colocando no foco midiático uma instituição que, em 1958, já havia sido cenário de mortes em massa e silêncios incômodos, quando 82 pacientes morreram em condições semelhantes.
Fruto de uma pesquisa profunda, a obra revela um lado pouco conhecido da medicina cubana: a psiquiatria. O autor investiga como negligências e práticas institucionais se enraizaram no cuidado em saúde mental, mesmo em um país mundialmente reconhecido pela qualidade do seu sistema de saúde.
O livro percorre a história da psiquiatria cubana desde o século XIX, trazendo uma análise crítica sobre como os discursos sobre a loucura foram moldados por relações de poder e por tensões políticas e sociais ao longo do tempo. A obra explora um lado pouco conhecido da medicina cubana e convida o leitor a refletir sobre a relação entre saúde mental, política e poder.
O lançamento é aberto ao público, não deixe de participar e prestigiar! ✨