Os números mais recentes da violência contra mulheres em Santa Catarina seguem alarmantes – e não podem ser ignorados!
Em 2024, mais de 30 mil medidas protetivas foram solicitadas no estado. Em 2025, entre janeiro e novembro, o número já chega a 28,9 mil. Dados que reforçam: o enfrentamento à violência de gênero é uma urgência social permanente.
Foi a partir dessa realidade que o UNICESUSC inaugurou o Banco Vermelho, símbolo internacional de combate ao feminicídio. Instalado em um espaço de grande circulação no campus, ele representa um alerta constante: o silêncio também mata.
Leia mais:
>UNICESUSC firma parceria para oferecer atendimento jurídico gratuito a mulheres vítimas de violência
>Professora do UNICESUSC apresenta impacto do Projeto MARÉ no enfrentamento das violências de gênero em evento
>Estudantes do Justiça para Marias participam do evento “Antonietas contra a violência doméstica” no TJSC
Neste vídeo, você confere a entrevista da Professora Isis Garcia, do curso de Direito do UNICESUSC, concedida ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Floripa.

Coordenadora do projeto de extensão Justiça para Marias, ela fala sobre o significado do Banco Vermelho e chama atenção para o aumento dos casos de violência de gênero durante o período do Carnaval.
Além do banco, as Urnas Vermelhas instaladas na instituição funcionam como espaços de escuta e acolhimento, transformando relatos em ações educativas e de conscientização.
O Banco Vermelho é mais do que um símbolo: é o início de um movimento coletivo por respeito, segurança e dignidade para todas as mulheres.
Leia mais:
>UNICESUSC recebe Desembargadora para conversa sobre combate à violência doméstica e de gênero
>UNICESUSC firma parceria com a Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica
>Professora Christiane Kalb participa de mesa sobre violência política de gênero