Em novembro, os alunos mentores da Curricularização da Extensão do projeto “Conectando Gerações e Impulsionando o Futuro e o Protagonismo Digital”, do UNICESUSC, realizaram workshops preparatórios para os 30 jovens do Projeto Pode Crer que irão participar do 4º Hackathon Pode Crer – Ampliando Vozes Imigrantes. As atividades abordaram modelo de negócios com Business Model Canvas, definição de MVP (Produto Mínimo Viável) e prototipação utilizando o Figma, oferecendo uma base prática para o desenvolvimento de soluções digitais.
O Hackathon, que acontece amanhã, 6 de dezembro, no Sapiens Parque, reunirá inovação, diversidade e protagonismo juvenil. Os participantes destaque no Projeto Pode Crer entre 2023 e 2025, viverão um dia dedicado à criatividade, tecnologia e impacto social, orientados por mentores do UNICESUSC e de entidades parceiras.
Fruto da cooperação entre Instituto Padre Vilson, Projeto PodeCrer e os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Marketing do UNICESUSC, o evento conecta educação, tecnologia e inovação social, aproximando a academia e comunidade por meio da vivência prática da extensão.
O objetivo central do Hackathon é estimular o uso da tecnologia para enfrentar desafios reais de imigrantes na Grande Florianópolis. Os jovens irão identificar problemas relacionados à integração cultural, acesso ao trabalho, saúde, educação e inclusão digital e então construir soluções inovadoras, modelar propostas com Canvas simplificado, definir MVPs, criar protótipos funcionais no Figma, e apresentar pitches para uma banca avaliadora.
A iniciativa fortalece competências essenciais para o futuro do trabalho, desenvolvendo habilidades de empreendedorismo, inovação, comunicação e colaboração. Promove também inclusão tecnológica e ampliação de vozes de jovens imigrantes e brasileiros em situação de vulnerabilidade, contribuindo diretamente para os ODS 4, 8, 10 e 17 da ONU.
Mais que um evento, o Hackathon se consolida como uma plataforma de transformação social. Ao celebrar a diversidade e o potencial criativo da juventude, reforça o compromisso com a construção de soluções que impactam vidas e promovem desenvolvimento comunitário!

