Papel da Psicologia na redemocratização do país é tema de Aula Magna no UNICESUSC

Na segunda-feira, 17 de março, o Auditório do UNICESUSC recebeu a Aula Magna do curso de Psicologia, com o tema “40 anos da redemocratização no Brasil: O que a Psicologia tem a ver com isso?”. O evento abordou o papel da Psicologia nesse período histórico, sua contribuição e/ou omissão, a superação do regime autoritário, a Reforma Psiquiátrica e a construção do SUS, reforçando a importância de preservar a memória para evitar retrocessos.

A aula foi ministrada pelo Dr. Silvio Yasui, referência nacional no tema e participante ativo dos movimentos sociais que impulsionaram a redemocratização. Ele destacou a importância da Constituição de 1988 na recuperação dos direitos sociais e civis e a criação do SUS, resultado da 8ª Conferência Nacional de Saúde, que contou pela primeira vez com a ampla participação de usuários, profissionais da área e estudantes.

O evento reuniu mais de 180 estudantes do curso, além do Reitor Maurício Gomes, da Pró-reitora Acadêmica Juliana Gallas, da Coordenadora do curso de Psicologia Karen Rayany Ródio Trevisan, da acadêmica Mariah de Moraes, representando os estudantes envolvidos na organização do evento, e da Presidenta do Conselho Regional de Psicologia, Iara Maria Moreira de Faria Hornke. Iara ressaltou a relevância do tema e incentivou a participação dos acadêmicos em eventos sobre a redemocratização, destacando a importância de que a história não seja apagada da memória daqueles que não vivenciaram esse processo.

A comissão organizadora agradece o apoio institucional e a presença do professor Silvio Yasui, da Sra. Iara Hornke e de todos os participantes. Também convida os acadêmicos a sugerirem novas temáticas para os próximos eventos, justificando seus interesses e relevância dos temas sugeridos e contribuindo para o debate no curso de Psicologia.

Na foto abaixo, da esquerda para a direita: Iara Hornke, Karen Trevisan, Silvio Yasui e Mariah de Moraes.

 

 

Blog / Sala de Imprensa

 

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.


Carga Horária: 80