Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICESUSC participarão da Conferência Internacional CAU 2025, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que será realizada de 4 a 6 de setembro, em Brasília/DF. A delegação será acompanhada pelo professor e arquiteto Pery Segala, coordenador do curso.
A Conferência é uma oportunidade única de transpor os limites da sala de aula, estimulando os estudantes a vivenciarem experiências reais e significativas de aprendizagem. O evento reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas partes do mundo para debater temas como emergência climática, moradia digna, além de mobilidade, patrimônio, inteligência artificial e inclusão social.
A participação está sendo organizada pelo Centro Acadêmico do Unicesusc, do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (Caarq), com apoio da reitoria, do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da coordenação do curso. Aproximadamente 45 acadêmicos e docentes devem compor a comitiva.
A presidente do Caarq, Gabriela Martins Brasil, destaca: “A Conferência Internacional CAU 2025 será o primeiro grande evento que o curso de Arquitetura e Urbanismo do Unicesusc participará. Estamos todos ansiosos para viver esta oportunidade, prestigiar o evento e nossa professora Patrícia Sarquis Herden”.
A trajetória do UNICESUSC teve início em 1998, quando um grupo de amigos e sócios apresentou ao Ministério da Educação (MEC) o projeto para criação de uma faculdade, inicialmente com o curso de Direito. As atividades começaram em 2000, após o credenciamento da instituição, então chamada Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, com sede no bairro Ponta das Canas. Em 2002, a instituição se transferiu para sua atual localização.
Desde então, expandiu suas áreas de atuação e passou a ser reconhecida por desenvolver importantes ações assistenciais e de pesquisa por meio dos Núcleos de Pesquisa e Extensão, como o Centro de Produção Jurídica (Ceprojur), o Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (CEPS), o Centro de Gestão, Inovação e Tecnologia (Cesutech) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Texto: ASCOM – CAU/BR