Aluno da Faculdade Cesusc apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção

Aluno da Faculdade Cesusc apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção

No dia 5 de dezembro o aluno Regis Marques e o professor Roberto Fabiano Fernandes, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade Cesusc apresentaram o artigo “Aprendendo e Aplicando Internet das Coisas no Projeto de Extensão – Aula Aberta” durante o Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção realizado em Ponta Grossa, no Paraná. A dupla representou os demais autores, Ibsem Agrello Dias, Sérgio Murilo Schütz e  Fernando Lengler. O artigo apresentado no Congresso fez parte do projeto da Aula Aberta do curso de ADS e participaram da iniciativa alunos de todas as fases dos curso.

De acordo com o professor Roberto Fabiano Fernandes, o objetivo do artigo foi apresentar os resultados de uma aplicação das diretrizes estipuladas no Plano Nacional de Educação (PNE) para a curricularização das atividades de Extensão Universitária, abordando conhecimento teóricos emergentes por meio de práticas inovadoras em um projeto de extensão sobre o tema “Internet das Coisas”.

Para o docente, foi importante o artigo ser apresentado no Congresso para a interação com outras universidades. “Haviam integrantes do Instituto Federal do Paraná, da Universidade Católica do Paraná, Universidades Tecnológicas Federais do Paraná, entre outras. Foi significativo integrar os alunos do curso de ADS da Faculdade Cesusc ao mundo acadêmico da pesquisa, apresentando os resultados de estudos”, finaliza.

Para quem quiser conhecer o trabalho dos acadêmicos, o artigo foi publicado no site do Congresso e está disponível no link: http://aprepro.org.br/conbrepro/2018/anais.php.

Blog / Sala de Imprensa

 

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.


Carga Horária: 80