Curso de Psicologia discute a Patologização do Mundo Fitness

Curso de Psicologia discute a Patologização do Mundo Fitness

O Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC, por meio dos professores José de Araújo Filho e Andréa Pesca, realizou na última segunda-feira (dia 15) um debate abordando o tema “Patologização do mundo fitness”. A atividade chamou a atenção para questionamentos sobre quando o esporte passa de equilíbrio e bem-estar físico e mental para problemas psíquicos e orgânicos.

O encontro foi uma atividade interdisciplinar e trouxe visões diferentes, mas não contrárias. Os assuntos foram embasados dentro da visão e linguagem de mundo de cada docente, assim como das teorias da Psicologia. A professora Andréa Pesca abordou a Psicologia do Esporte e o professor José de Araújo falou sobre a Psicanálise dentro desse contexto.

“O que percebemos é que o interesse em Psicologia do Esporte aumentou muito, assim como os estágios. Porém, o assunto ainda é pouco discutido e até a literatura é limitada. Eu abordei a qualidade de vida e execícios x patologias. Nada que é extremo é bom e as patologias muitas vezes passam despercebidas, tais como obsessão pela alimentação saudável, dependência do exercício físico, distúrbios alimentares, excesso de músculos. O José de Araújo trouxe reflexões sobre o Narcisismo, transtornos de personalidade, a obsessão pelo corpo, a satisfação pessoal, vaidade etc. Foi um debate enriquecedor”, explicou a professora Andréa Pesca.

Segundo os professores, outras palestras e diálogos com essa temática devem ser realizados, já que o feedback dos alunos e professores foi positivo.

Blog / Sala de Imprensa

 

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.


Carga Horária: 80