Grupo de Estudo e Pesquisa Direito e Sociedade inicia encontros nesta segunda-feira
O Grupo de Estudo e Pesquisa Direito e Sociedade que tem como temática “A (in)eficácia dos direitos humanos à luz da formação social e histórica brasileira: (re)pensando o Brasil com os clássicos”, inicia seus encontros nesta segunda-feira, às 18 horas, na Sala 18.
A atividade é Coordenada pelo Prof. Sergio Lema e tem como objetivo possibilitar um espaço de interação entre os atores do processo pedagógico (professor e estudantes) para reflexão e apropriação crítica do conhecimento historicamente acumulado a partir de alguns intérpretes clássicos e contemporâneos da formação social brasileira como saberes capazes de levar a uma apreensão mais completa da realidade social, normativa e axiológica do fenômeno jurídico, em perspectiva interdisciplinar norteada pelo critério da unidade entre a teoria e a prática.
Os encontros são abertos à comunidade acadêmica e serão quinzenais, no horário das 18h às 19h, conforme cronograma publicado abaixo:
CRONOGRAMA
Atividades do 1º semestre de 2015
| DATA E HORÁRIO | OBRA | ATIVIDADE/AVALIAÇÃO | 
| 16/03/15 | LEMA, Sergio Roberto. Plano de Estudos do GEDIS. Florianópolis: CESUSC, 2014. | Apresentação do grupo e do Plano de Estudos para o semestre 2015-1. | 
| 30/03/15 | RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 11- 149. | Ficha de leitura-resumo e apresentação de seminário. | 
| 13/04/15 | RIBEIRO, Darcy. Ob. cit., p. 152-242. | Ficha de leitura-resumo e apresentação de seminário. | 
| 27/04/15 | RIBEIRO, Darcy. Ob. cit., p.244-411. | Ficha de leitura-resumo e apresentação de seminário. | 
| 11/05/15 | HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 09-138. | Ficha de leitura-resumo e apresentação de seminário. | 
| 25/05/2015 | HOLANDA. Ob. cit., p. 139-220. | Ficha de leitura-resumo e apresentação de seminário. | 
| 08/06/2015 | Encaminhamento dos artigos científicos. | Artigo(s) científico(s) a ser(em) submetido(s) a revistas digitais e/ou impressas com editais de publicação abertos. | 
