Curso de Psicologia exibe e discute o filme Trainspotting

O Curso de Psicologia do Cesusc promove na terça-feira (16), às 8h, uma sessão de Cinema e Psicologia como proposta de atividade interdisciplinar. O filme exibido será Trainspotting (1996), do inglês Danny Boyle, seguido de debate com os Professores Ana Paula Fonini de Araújo, Tânia Grigolo e Ruben Manente, além do médico convidado Hélio Barbin.

Trainspotting é um polêmico cult-movie que marcou a geração dos anos 90. Baseado no livro de Irvine Welsh, o roteiro mostra a trajetória de Renton, um dos muitos jovens drogados do submundo de Edimburgo. Junto com seus amigos, ele vive loucamente até o dia em que decide abandonar as drogas. Sensação no Festival de Cinema de Cannes, o filme revelou ao mundo o talento do cineasta Danny Boyle (Extermínio) e dos atores Ewan McGregor (Moulin Rouge) e Robert Carlyle (Ou Tudo ou Nada).

A atividade tem como objetivos apresentar outras formas do conhecimento que não apenas da psicologia, estimular o diálogo interdisciplinar entre docentes e alunos e promover o intercâmbio e a integração entre várias disciplinas científicas no exame de um mesmo objeto: a construção do humano.

A proposta também procura dar continuidade ao debate promovido pela Aula Magna de 2012, em que a Profa. Tânia Grigolo apresentou a atuação da Psicologia da Saúde na prevenção no tratamento de usuários de drogas, em especial, dependentes químicos de crack. Com a atividade interdisciplinar, a temática será discutida sob a perspectiva de múltiplas áreas de conhecimento e haverá oportunidade para a participação dos estudantes no debate.

Blog / Sala de Imprensa

 

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.


Carga Horária: 80