Novo CPC e Psicanálise na Conciliação são debatidos no Curso para Formação de Co

No segundo dia do Curso para Formação de Conciliador, no auditório do Cesusc, os participantes puderam acompanhar uma aula sobre a “Conciliação no Novo Código Processual Civil (CPC)”, ministrada pelo Professor da Pós-Graduação Cesusc, Doutor em Direito Processual Civil, Dr. Eduardo de Avelar Lamy, e a “Contribuição da Psicanálise como Meio de Facilitar a Conciliação”, ministrada pela Coordenadora do Curso de Psicologia Cesusc, Doutora em Psicologia, Ivanir Barp Garcia.

De acordo com o Advogado Dr. Eduardo de Avelar Lamy, a mediação e conciliação ganharam toda uma nova seção no novo CC. “Com o novo código, os operadores do Direito deverão estimular a resolução do conflito, mas não obrigar a conciliação. A adesão das partes envolvidas deverá ser voluntária, mas poderá ser incentivada pelo magistrado. O texto do novo CPC diz, ainda, que o conciliador poderá sugerir soluções, mas tomando o cuidado de não cometer excessos, não utilizando qualquer tipo de intimidação para que haja conciliação”.


Foto:Dr. Eduardo de Avelar Lamy palestrando no Cursopara Formação de Conciliador, no auditório do Cesusc

“Nesse processo, é importante que os conciliadores evitem manifestar qualquer tipo de pré-conceito ou juízo de valor. O conciliador terá o papel de condução do conflito, a fim de que as partes conciliem-se”, disse o Advogado.

Na ocasião, o Advogado lançou seu livro “Curso de Processo Civil – Teoria Geral do Processo”, em coautoria com o Professor Horácio Wanderlei Rodrigues. O primeiro volume do Curso de Processo Civil possui a pretensão de ser um guia, tanto para estudos preliminares de Direito Processual quanto para os que busquem uma abordagem inicial crítica dos temas centrais.


Foto:Dr. Eduardo de Avelar Lamy na sessão de autógrafos após palestra

A Doutora em Psicologia, Ivanir Barp Garcia, trouxe uma abordagem da Psicanálise analisando aspectos como a força do inconsciente na determinação dos atos do sujeito, a lei incompreendida pelas partes e as facetas da agressividade no fracasso da palavra no diálogo, por meio das ameaças, ironias ou mesmo por palavras doces e obscuras.

“O conciliador deve estar atento às palavras ditas entre as partes. Palavras trocadas, mesmo que inconscientemente, podem gerar um conflito, impossibilitando a conciliação, bem como uma palavra bem dita pode ser eficaz e ter efeito conciliatório”.


Foto:Dr. Ivanir Barp Garcia ministrandoContribuição da Psicanálise como Meio de Facilitar a Conciliação

Nesta quarta-feira (25), último dia de Curso, será ministrada a palestra “Aprendendo a Conciliar”, pela Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) do Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, além de Práticas Simuladas com os Conciliadores do PAC MSc. Clarissa Domingos e Esp. Haroldo Glavan Pinto da Luz.

Leia também:
Bom público prestigia primeiro dia do Curso para Formação de Conciliador

Veja abaixo programação completa:

Curso para Formação de Conciliador
Dia 23 de maio, segunda-feira

Métodos não Adversariais de Resolução de Conflitos: Conciliação e Mediação
Na Justiça do Trabalho
Juiz do Trabalho Dr. Alexandre Luiz Ramos;
Na Justiça Comum
Membro do Comitê Executivo do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supervisor Estadual dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Dr. Marco Aurélio Buzzi;

Dia 24 de maio, terça-feira
A Conciliação no Novo CPC
Professor da Pós-Graduação Cesusc e Doutor em Direito Processual Civil, Dr. Eduardo de Avelar Lamy;
Conciliador: Contribuição da Psicanálise como Meio de Facilitar a Conciliação
Doutora em Psicologia e Coordenadora do Curso de Psicologia Cesusc Dra. Ivanir Barp Garcia;

Dia 25 de maio, quarta-feira
Aprendendo a Conciliar: Experiência PAC/Cesusc/TJSC
Conciliadora e Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes;
Técnicas de Conciliação: Prática Simulada
Família: Professora do Cesusc e Conciliadora do PAC MSc. Clarissa Domingos;
Cível: Professor do Cesusc, Advogado e Conciliador do PAC, Esp. Haroldo Glavan Pinto da Luz.

Blog / Sala de Imprensa

 

Ferramentas para Esteira de Desenvolvimento de Aplicações e Sistemas (Híbrida)

Compreensão aprofundada de como as ferramentas modernas de desenvolvimento de software podem ser usadas para facilitar a colaboração e a integração contínua de aplicações e sistemas com o framework Scrum. Trabalhar desde a introdução aos conceitos básicos do Scrum até a implementação de pipelines de integração e entrega contínuas usando ferramentas de automação, como Git, Jenkins e Docker. Aprender obre ferramentas de gerenciamento de projetos ágeis, como Trello e JIRA, bem como as melhores práticas para o gerenciamento de código fonte, testes automatizados e deploy. Constriur competência e habilidades para trabalhar com sucesso em equipes de desenvolvimento ágil usando as ferramentas mais modernas e eficazes para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software.


Carga Horária: 80