Ouvidoria
Sobre a Ouvidoria UNICESUSC
IMPORTANTE: a Ouvidoria não é um Fale Conosco. Cabe à Ouvidoria prestar atendimento de última instância às demandas do público que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primários.
Como funciona a Ouvidoria
Quem pode se manifestar?
O canal está aberto para alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos, professores e funcionários do UNICESUSC, bem como para a Comunidade Externa.
Quando posso recorrer a esse canal?
A Ouvidoria é um canal destinado a receber manifestações que já passaram pelo atendimento padrão e não tiveram suas questões resolvidas de forma satisfatória. Se você tentou e não conseguiu resolver seus problemas através dos canais de atendimento dos setores competentes e/ou a Coordenação do seu Curso, poderá acionar a Ouvidoria.
Exemplos
- ✓ Encaminhar reclamação sobre a insatisfação com qualquer tipo de serviço ou atendimento e que não tenham sido resolvidas com as instâncias da Instituição;
- ✓ Encaminhar sugestões que possam contribuir para tornar o UNICESUSC melhor;
- ✓ Enviar elogio a qualquer unidade ou colaborador/professor do UNICESUSC;
- ✓ Enviar solicitação de adoção de providência por parte da Administração.
ATENÇÃO: ao acionar a Ouvidoria lembre-se sempre de utilizar uma linguagem clara e objetiva, além de fornecer o maior número possível de informações sobre a sua demanda. Serão rejeitadas as manifestações que contenham conteúdo ofensivo e discriminatório à dignidade e a vida privada das pessoas.
Posso realizar consultas ou tirar dúvidas?
Caso a sua solicitação se configure como uma consulta, relacionada à uma situação abstrata ou concreta sobre a qual você deseja uma informação, o seu pedido deverá ser direcionado ao setor correspondente. Isso porque a Ouvidoria não atua como órgão consultivo.
Para obter informações ou esclarecer dúvidas, é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento e Atendimento ao Aluno ou a área de atendimento específica relacionada à sua demanda. Dessa forma, receberá o suporte adequado.
Quais são os tipos de manifestações acolhidas pela Ouvidoria?
Reclamação
Quando o solicitante demonstra insatisfação relativa a um serviço ou atendimento prestado por quaisquer setores do UNICESUSC
Elogio
Quando o solicitante elogia o serviço oferecido; atendimento recebido por colaboradores técnico-administrativos e/ou docentes; instalações adequadas ou outros elementos que considere eficientes no UNICESUSC
Sugestão
Quando o solicitante sugere alternativas para melhorar os setores, os serviços prestados e/ou as instalações do UNICESUSC
Essas sugestões contribuem de forma individual ou coletiva para o aperfeiçoamento da política, norma, padrão, procedimento e decisões no âmbito da Instituição
Solicitação
Pedido para realização de uma ação/providência por parte da Instituição, não devendo ser confundida com pedidos de informações e/ou abertura de processos administrativos/acadêmicos (este tipo de manifestação deve conter, necessariamente, um requerimento de atendimento ou serviço já recebido)
Pode também ser utilizada para comunicar problemas na estrutura e que necessita de uma ação rápida
FAQ
Dúvidas Frequentes sobre a Ouvidoria
Posso fazer uma manifestação de forma anônima?
Sim. A Ouvidoria recebe e dá encaminhamento às solicitações anônimas, porém por não ser identificada, não há como fornecer uma resposta ao usuário.
A Ouvidoria mantém os dados em sigilo?
Sim, A Ouvidoria é fiel à ética e está de acordo com os dispositivos da Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), suas ações são sigilosas e confidenciais. O acesso aos dados pessoais é feito somente se houver necessidade de identificação do manifestante para o andamento do processo.
Qual o prazo para receber a resposta?
O prazo máximo para o retorno do chamado é de sete (07) dias úteis, contados a partir do recebimento da resposta do reclamado.
Quais demandas a Ouvidoria não acolhe?
❌ Consultas ou informações;
❌ Reclamações e pedidos de revisões de provas, notas ou frequência;
❌ Solicitações de documentos ou processos administrativos;
❌ Manifestações ofensivas;
❌ Marketing promocional;
❌ Qualquer outra situação que envolva processos avaliativos. Neste caso, o (a) acadêmico (a) deve, necessariamente, buscar orientações na coordenação de seu curso.
Como posso entrar em contato com a Ouvidoria?
TELEFONE
(48) 99204-6209
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, mediante agendamento via e-mail ou telefone
ATENÇÃO: manifestações de reclamações e solicitações por telefone não serão registradas
Fale com a nossa Ouvidoria
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Manifestações anônimas serão devidamente analisadas e consideradas. No entanto, caso não haja informação de contato, não será possível fornecer retorno ao manifestante.