Entre os dias 4 e 7 de setembro, estudantes e professoras do curso de Psicologia do UNICESUSC participaram do 23° Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus.
Ao longo do evento, nossas estudantes apresentaram seus trabalhos em diferentes Grupos de Trabalho, compartilhando práticas de extensão e pesquisas desenvolvidas no curso. As apresentações mostraram a riqueza das experiências do Pró-Comunidade e o impacto das pesquisas em Psicologia realizadas na instituição.
Além das trocas acadêmicas com pesquisadoras de universidades de todo Brasil e de países da América Latina, a participação na ABRAPSO possibilitou uma vivência única em um dos eventos mais importantes da Psicologia brasileira e latino-americana, ampliando conhecimentos, fortalecendo vínculos e conectando o UNICESUSC a debates fundamentais para a Psicologia Social.
Para além do evento, as professoras e estudantes também participaram de atividades vivenciais em aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e coletivos populares, acompanhando o trabalho de profissionais de saúde e de políticas públicas nesses contextos. Essa experiência proporcionou o contato direto com a produção de saberes e práticas de cuidado em saúde que se constroem em diálogo com a sabedoria ancestral das populações originárias, ampliando o olhar sobre a atuação da Psicologia em realidades diversas.
Para Jade Nascif, estudante da 10ª fase, a experiência foi transformadora: “tive a oportunidade de vivenciar na prática o que estudamos na teoria, e a troca com diferentes contextos reafirmou ainda mais o compromisso social da Psicologia e me provocou a refletir sobre meu papel enquanto agente de transformação.”
A estudante Simone Ozorio, da 5ª fase, também destacou a importância da participação: “a partir da apresentação do Projeto InterAções, tive a oportunidade de conhecer outras pesquisas e resultados de intervenção com populações migrantes. Foi também um momento de estabelecer redes, pelo reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nos projetos e de ampliação dos horizontes da formação acadêmica”.
Nas fotos estão as apresentações nos Grupos de Trabalho e a participação na Conferência de Abertura que discutiu a Aliança dos Povos e o papel da Psicologia face à destruição de todas as formas de vida. A viagem também foi uma oportunidade de conhecer Manaus, sua diversidade cultural e a riqueza da região amazônica, tornando a experiência ainda mais significativa.